quarta-feira, 28 de novembro de 2012

1ª NOITE DA III SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


A primeira noite da III Semana da Consciência Negra da Educação de Jovens e Adultos do CEM Morar Bem, foi marcada pela interação e participação dos Estudantes, Professores, Coordenação e Funcionários. A Coordenadora da modalidade Professora Margarete Vieira abriu os trabalhos agradecendo o envolvimento de toda comunidade escolar da EJA salientando a importância do referido evento em todas as instâncias e particularmente no exercício para um olhar que nos possibilite refletir sobre algumas implicações que envolvem as relações étnico/raciais. Ao mesmo tempo perceber os efeitos da intolerância que torna-se um impeditivo para a transformação dos sentidos hegemônicos facultando reflexão sobre a temática para permitir a construção de uma perspectiva de prática anti-racista.
O evento também contou com a participação do Professor Fábio Garcia que destacou a participação intensa dos intelectuais negros, Ildefonso Juvenal (1894-1965), Trajano Margarida (1889-1946) e João Rosa Júnior (1882-1932) na vida cultural de Santa Catarina, especialmente em Florianópolis e Tijucas em 1915. Naquele ano, Juvenal e Ildefonso criaram o Jornal Literário “Folha Rósea”, espaço em que veicularam seus artigos, críticas, poesias, composições e peças teatrais. No mesmo ano, os referidos intelectuais fundaram a Associação dos Homens de Cor, marco na denúncia contra o preconceito racial da época.
A noite também contou com a brilhante participação da 6ª Série do Ensino Fundamental da EJA que abriu a seqüência de apresentações que acontecerão hoje e amanhã. A turma trabalhou o tema "Preconceito e Discriminação por meio de Jogral".



PROFESSOR FÁBIO GARCIA
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro do GT de Etnia, Gênero e Classe – APUFSC/UFSC. Desenvolve projetos relativos às Políticas Afirmativas para negros e a criação do curso de História da África na UFSC. Pertence ao Grupo de Capoeira Angola Palmares e atua também como Professor de Ensino Fundamental e Médio, além de proferir palestras e cursos relativos à temática negra no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário